Fatores inter-relacionados com a visão holística

A percepção daquilo que se vê não esta relacionada apenas com a visão holística, esta relacionada também com a inteligência. Muito se fala sobre inteligência e como ela pode ser mensurada, porem o que poucos sabem é que não possuímos apenas uma. São varias! Segundo Howard Gardner, psicólogo americano, existe nove tipos de inteligência no ser humano, sendo elas: linguística, lógica, motora, espacial, musical, interpessoal, intrapessoal, existencial e naturalista.

Como identificar essas inteligências?

1- As habilidades linguísticas são as relacionadas com a comunicação verbal, não verbal, formal ou informal, outros idiomas e etc…;

2- A inteligência lógica esta relacionada a números, representações gráficas tanto em cálculos como para interpretações;

3- A motora é referente à coordenação do corpo no espaço, movimentos ordenados através de coreografias e entre outras atividades que envolvem habilidades com o movimento corporal;

4- A inteligência espacial é a capacidade da percepção visual;

5- A musical é através de sons e ritmos, identificação de timbres e estilos musicais;

6- A interpessoal é a facilidade em se relacionar com dois ou mais integrantes do grupo;

7- A intrapessoal é a capacidade que o indivíduo tem de identificar suas próprias emoções e sentimentos;

8- A inteligência existencial são praticadas por filósofos, lideres espirituais, e estes tem capacitação em buscar princípios fundamentais da vida em geral; e por fim:

9- A inteligência naturalista: pessoas que tem facilidade em entender e estudar os fenômenos naturais.

Nesta altura, você já deve ter identificado suas habilidades predominantes. Todos nós temos um pouco de cada tipo de inteligência, algumas desenvolvemos mais e outras menos. Depende muito dos fatores influenciadores como: ambiente de trabalho, ambientes mais frequentados entre outros, enfim, elas nos ajudam na percepção das situações do dia a dia.

O que precisamos para aumentar nossa percepção ainda mais?

Além de conhecer as habilidades citadas por Gardner e desenvolve-las, devemos estimular também um atributo que é defendido muitas vezes como competência, estamos falando da visão sistêmica. Agora te pergunto: você sabe o que é visão sistêmica? Qual a sua relação com a visão holística? Qual a sua importância, e quais as vantagens de desenvolver esta competência? As perguntas movem o conhecimento, e é desta forma que devemos conduzir nossa visão sistêmica, são elas que nos permitem a analisar, ponderar, avaliar o contexto, e assim vendo o todo, criando assim uma visão em 360°. Sem as perguntas, não há estímulos para buscar o desconhecido, sem elas ficamos em Stand-by, esperando que aconteça, sendo que nós devemos fazer acontecer. “Quem tem percepção, faz acontecer”.

Visão sistêmica nas organizações

Dentro das organizações, visão sistêmica é: capacidade de analisar o sistema organizacional como um todo, unindo elementos inter-relacionados em um objetivo em comum, ou seja, conhecer o processo de ponta a ponta, conhecer a sua atividade e a dos outros.

Uma pratica muito utilizada pelas empresas para estimular a visão sistêmica em seus colaboradores é a pratica JOB ROTATION, alguns chamam de dança das cadeiras. Esta rotina permite que o funcionário trabalhe em todas as etapas do processo, desta forma a pessoa deixa de enxergar sua atividade e passa a ver um processo como um todo.

Existe uma diferença entre enxergar e ver. Enxergar é o olhar superficial, já o ver é diferente, ver é: extrair informações/conclusões daquilo que se vê para formar uma opinião.

Agora te faço uma pergunta: o que é melhor, trabalhar com pessoas superficiais ou com pessoas formadoras de opinião?

Relação da Visão Sistêmica com a Visão Holística

A visão holística tem por significado: junção de elementos para compor o todo. Desta forma, verifica-se uma relação da visão holística com a visão sistêmica, sendo que para chegar aos elementos inter-relacionados com um objetivo em comum é necessário ter uma visão holística.

Vantagens da Visão Sistêmica

Empresas que desenvolvem estas competências dentro das suas organizações tornam-se mais competitivas, agressivas e prontas para os desafios das variações do mercado, os seus gestores estão em sintonia com a produtividade de sua equipe e sua eficiência, conhecem seus pontos fortes e suas fraquezas, amenizam as ameaças e buscam mais oportunidades.

Como já disse quem tem percepção faz acontecer, quem vê sai à frente, abre novos caminhos e constrói estradas.

A visão 360° é:

A utilização das habilidades que temos através do desenvolvimento das nossas inteligências com o estimulo da visão sistêmica, deixando de enxergar e passando a ver, estando à frente e fazendo acontecer.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *